Com mutirão, visitas domiciliares e ações de bloqueio ao mosquito, Prefeitura de Jequié amplia estratégias de combate à Dengue

Com objetivo de ampliar as ações preventivas de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem executando uma articulada estratégia, mantendo atenção e monitoramento constante do mosquito, que é vetor de doenças como Dengue, Zika, Febre Amarela Urbana e Chikungunya. Nesta quinta-feira, 29, foi realizado mais uma mobilização, desta vez no Loteamento Sol Nascente, no bairro Joaquim Romão.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações que estão sendo realizadas envolvem blitz educativa, com orientação ao público nas ruas do comércio local; bloqueio químico, medida que consiste na aplicação localizada de inseticida com bomba-costal motorizada para eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto em locais com casos suspeitos ou confirmados; além das visitas domiciliares, feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que atuam na vistoria de depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, buscando, com isso, identificar criadouros do inseto, como caixas d'água sem tampa, garrafas, pneus, vasilhames plásticos, calhas, telhados que acumulem água parada.

A partir do levantamento de casos notificados e da presença de focos do mosquito Aedes aegypti identificados, as ações são intensificadas em cada bairro, em cada localidade. O secretário de Saúde, Marlon Pereira, ressalta que para isso as visitas domiciliares acontecem de segunda a sexta-feira, e, aos finais de semana, além dos mutirões.

“Estamos executando uma grande força-tarefa, com o único objetivo de enfrentar o mosquito. Para isso, além do excepcional trabalho dos Agentes de Combate às Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde, esperamos contar com o apoio da população. Reforço aqui este nosso chamamento à responsabilidade dos jequieenses neste gigantesco esforço de luta contra a Dengue. Portanto, fiquem atentos e vamos juntos prevenir e combater o Aedes aegypti.”, alertou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.