Conferência Municipal de Assistência Social discute aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou, na terça e quarta-feira, dias 8 e 9, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. Estiveram presentes ao encontro, que aconteceu no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, a presidente do CMAS, Kaline Meira; o gestor do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Emerson Nery, representando a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; Ana Cristina Felix, representando a Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais  (APAE); Marialva Teixeira, representando os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Renata Rodrigues, representando os trabalhadores do SUAS; Sara Spínola, representando o Conselho Estadual de Assistência Social; Vânia Duarte, representando os conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social; além de trabalhadores, profissionais e usuários do SUAS e representantes do poder público e organizações da sociedade civil.

A edição, que teve como tema a “Reconstrução do SUAS (Sistema Único da Assistência Social): o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, teve o objetivo de propor uma avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes, visando o aprimoramento do SUAS. No evento foram eleitos os delegados que representarão o Conselho Municipal de Assistência Social nas conferências estaduais e aprovadas as proposituras que foram discutidas anteriormente, nos eixos: Financiamento; Controle social; Articulação entre os segmentos; Serviços, programas e projetos; Benefício e transferência de renda. As propostas foram debatidas em pré-conferências descentralizadas, realizadas ao longo do mês de julho.

“Discutir e deliberar mecanismos que possibilitem o aperfeiçoamento do SUAS é sempre muito importante e, ao mesmo tempo, um grande desafio, pois é necessário que tenhamos o cuidado de construir propostas que impactem positivamente na vida de cada usuário e, ainda, a operacionalização em campo, para que, efetivamente, seja realizado, gerando o desenvolvimento humano e social dos nossos assistidos. É por eles que estamos aqui, pelos nossos usuários do SUAS, aquelas pessoas que mais precisam.”, avaliou o gestor do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Emerson Nery.