Conselho Municipal de Educação realizará “Cirandas pela Educação”

O Conselho Municipal de Educação do Município de Jequié (CME) deu início na última quarta-feira, dia 03, as “Cirandas pela Educação”. Coordenadas pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), elas constituem-se numa ação de mobilização com o objetivo de discutir as políticas educacionais e os desafios da educação brasileira, tendo em vista a garantia do direito à educação pública, gratuita, laica e de qualidade social para todos. A temática deste ano é “Direito humano à educação: quem são e onde estão esses sujeitos?”. Com um tema aberto, mas focado na essência da compreensão do direito à educação de maneira igualitária num entendimento que toda sociedade precisa se envolver e se articular para que todos os cidadãos, sujeitos de direitos, tenham acesso à educação de qualidade social. O CME de Jequié está propondo debater e discutir através de “Cirandas” em formato de oficinas com estudantes do 9º ano, e “Cirandas” em formato de mesa de debates com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas da rede municipal de ensino, com convite extensivo para comunidade do entorno de cada escola. A primeira “Ciranda pela Educação” foi realizada no último dia 03, com os estudantes da EJA e comunidade escolar da Escola Municipal Adolfo Ribeiro, no bairro de São Judas Tadeu. Esta primeira atividade contou com a participação da promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, a dra. Juliana Sampaio; do professor dr. Fábio Félix; do cientista social, Caio César e da coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/BA, a professora Vitória Maria Brandão. Em Jequié, o CME conta com as parcerias da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação e também do Ministério Público Estadual.