Novos membros do Fórum Municipal de Educação tomam posse nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 15, tomaram posse os novos membros do Fórum Municipal de Educação (FME), em evento realizado no auditório da Secretaria de Educação, no bairro Joaquim Romão. Ao todo, 59 novos membros, entre titulares e suplentes, foram nomeados através de Decreto Municipal para o biênio 2023-2025. Estiveram presentes, a secretária de Educação, Elvia Sampaio; a coordenadora do FME/biênio 2021-2023, a professora Ana Angélica Leal Barbosa; a representante do Conselho Municipal de Educação, a professora Josinélia Moreira; a presidente do CACS FUNDEB, professora Lucy de Santana; o presidente do Conselho de Alimentação Escolar, o professor Manoel Gonçalves; representando a APLB-Sindicato, a professora Rita Cortes; além de 22 dos novos componentes do Fórum e convidados.

O FME é composto por representantes de órgãos públicos, entidades, movimento sindical e instituições educacionais, membros representativos dos segmentos da Educação e dos setores da sociedade, com atuação amplamente reconhecida na melhoria da educação municipal.

O Fórum é de caráter permanente e tem como finalidade acompanhar, avaliar e promover as articulações necessárias para efetivar o Plano Municipal de Educação. O Plano Municipal de Educação é constituído por metas e estratégias, alinhadas ao Plano Nacional de Educação, que incluem ações para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial/Inclusiva, Alfabetização, Educação Integral, aprendizado adequado na idade correta, escolaridade média, alfabetização e alfabetismo funcional em jovens e adultos, valorização do professor entre outras questões educacionais.

“O Fórum Municipal de Educação é um importante instrumento para promover uma educação de qualidade no município, sendo uma entidade apartidária, que tem como finalidade coordenar as conferências municipais de Educação e  acompanhar a implantação e implementação das deliberações aprovadas no Plano Municipal de Educação, além de articular a elaboração e avaliação dessas deliberações e das demais Políticas Educacionais no município de Jequié”, destaca a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio.