Prefeitura de Jequié amplia ações do castramóvel com orientações sobre guarda responsável e saúde animal

Uma das estratégias de Saúde pública das mais importantes, executada pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, terá suas atividades ampliadas: o castramóvel, unidade itinerante que realiza castração gratuita de cães e gatos, tendo feito mais de 3 mil castrações gratuitas desde sua implementação, passará, também, a promover atividades educacionais sobre guarda responsável e saúde animal, ampliando o seu raio de ação.

Atuando sempre em pontos estratégicos da cidade, beneficiando moradores de diversos bairros, atualmente o castramóvel está estacionado na Travessa Manoel Pereira, 129, no bairro Cansanção, próximo da Associação de Moradores da localidade, onde segue prestando os procedimentos de esterilização, conforme o perfil social dos tutores, contribuindo no controle populacional e, consequentemente, na redução dos casos de abandono dos animais, além de ajudar na erradicação de doenças transmissíveis entre os animais e os seres humanos. O procedimento reduz, ainda, as chances de desenvolvimento de doenças nos cães e gatos.

Entre os serviços disponibilizados está a testagem de detecção da leishmaniose visceral, doença transmitida aos humanos e cães através da picada do mosquito palha, e, agora, associados aos atendimentos prestados pelo equipamento, teremos as atividades educacionais destinadas à conscientização da população local sobre a guarda responsável e outras, articuladas junto às ongs de proteção dos animais. Com a chegada de Analu Duarte, que passa a integrar a equipe da Secretaria da Secretaria de Saúde, o castramóvel terá suas ações reforçada.

“A proposta é que tenhamos ações de orientação e de sensibilização dos tutores quanto à importância da guarda responsável, incluindo a castração, além de atividades de suporte junto às comunidades e de apoio às ongs de proteção animal. O objetivo é aperfeiçoar o que já está dando certo e ampliar o atendimento dos serviços.”, destacou Analu Duarte, responsável pela coordenação das atividades educacionais do castramóvel.

“Através do castramóvel, promovemos o controle animal de forma segura e garantimos, assim, a diminuição da população de animais em situação de abandono. A castração é um procedimento relativamente simples, que se reverte em uma série de benefícios para suas vidas, com mais qualidade e tranquilidade para os tutores. Então, seguiremos disponibilizando o castramóvel os bairros e, agora, contando com o trabalho educativo de Analu Duarte, junto aos tutores, o que deverá melhorar muito o resultado do serviço prestado à nossa população.”, afirmou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.