Prefeitura de Jequié amplia estratégias pedagógicas com oficinas de instrumentos musicais com materiais recicláveis

Despertar dons, possibilitar um olhar para suas potencialidades e aguçar a curiosidade para que os nossos estudantes descubram talentos e sejam levados a novos conhecimentos. Estes são alguns dos objetivos da Oficina de Construção de Flauta Transversa com Materiais Recicláveis, ofertada pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, aos alunos da Escola Municipal Boa Vista nesta terça-feira, 8.

Ministrada pelo instrutor de Iniciação Musical, Rômulo Acácio, aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, o momento foi marcado pela aprendizagem e encantamento dos participantes, que puderam aprimorar suas habilidades, transformando materiais recicláveis em novas peças e, assim, produzindo o instrumento musical. O projeto, iniciado pela unidade escolar, faz parte das estratégias pedagógicas e enfatiza a música como uma atividade essencial para o desenvolvimento das crianças, considerando que a música, com seus elementos de ritmo, melodia e harmonia é capaz de contribuir para a evolução cognitiva do aluno.

“Estamos sempre buscando relacionar a música de forma complementar ao processo de aprendizado dos nossos alunos, que já contam com um consistente arcabouço pedagógico, projeto que vem sendo aprimorado com a aquisição das mesas integrativas, dos tablets, dos laboratórios de ciências e de informática, com as aulas de iniciação musical entre outras inovações. A oficina introduz os fundamentos que possibilitam esse despertar para o dom, para o talento das nossas crianças e, ainda, tem o lado da preservação ambiental, inserida com a utilização dos materiais recicláveis. Acredito que este momento de aprendizagem e de encantamento poderá trazer reflexos muito positivos no desempenho dos nossos estudantes.”, afirmou a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio.