Prefeitura de Jequié apresenta projeto de revitalização da Prainha de Lomanto

Na semana de comemoração dos 126 anos de emancipação política do município, a Prefeitura de Jequié preparou uma série de atividades culturais, eventos esportivos e entrega de diversas obras. Na quarta-feira, 25, durante a solenidade de entrega das obras de requalificação do Mirante da Sereia, o gestor municipal, Zé Cocá, apresentou ao público presente o projeto 3D da revitalização da Prainha de Lomanto, localidade que fica nas margens da Barragem da Pedra.

Ainda muito viva na memória dos jequieenses, a Prainha de Lomanto foi um espaço histórico e símbolo do município por muitos anos, chegando a atrair centenas de visitantes. Criada pelo então prefeito Antônio Lomanto Junior nos anos de 1990, tornou-se um espaço bastante procurado pela população para banhos, pescaria e, até navegação, utilizando os cerca de 70 quilômetros de águas navegáveis do lago existente no local.  O projeto faz parte dos investimentos que a administração municipal vem fazendo, com o objetivo de incentivar o trade turístico a partir do enorme potencial oportunizado pela Barragem.

As intervenções serão executadas pela Secretaria de Infraestrutura e incluem a construção de duas quadras de areia, sendo uma de futebol e outra de vôlei; um quiosque; um mirante; dois redários, para que os visitantes possam instalar a sua rede enquanto desfrutam do espaço. E ainda, dois píeres para atracação de embarcações; um estacionamento de lanchas, com área de manutenção das mesmas, além de um projeto de arborização, feito com árvores nativas.

“A Prainha de Lomanto voltará a ser o espaço das famílias jequieenses! O nosso objetivo com esse projeto de revitalização é incentivar o Turismo local e propiciar à população uma área destinada ao lazer, mantendo todo o cuidado com a preservação ambiental. Para isso, ofereceremos um local bem estruturado e que será, com toda certeza, uma referência turística e histórica. Com as bênçãos de Deus, o nosso projeto de requalificação vai contemplar, também, os moradores do entorno da Barragem da Pedra, aqueles que residem no povoado, em Monte Branco, Santa Clara, Santa Rita, Poço do Capim e nas imediações.”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá.