Prefeitura de Jequié discute projeto de ampliação de área de produção de cacau na Fazenda Velha

O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira e o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Adilson Miranda, acompanhado do secretário de Educação, Roberto Gondim, estiveram visitando o Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV), distante 12 quilômetros da cidade e localizado na Fazenda Velha, para analisar a viabilidade de ampliação da área de produção de cacau existente na localidade. Estiveram presentes o presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Fazenda Velha, Antonio Queiroz, e o presidente do Conselho Administrativo do DIRFAV, Jerônimo Souza dos Santos. Dezenas de pequenos produtores rurais, responsáveis pela produção da agricultura familiar, também acompanharam a visita. O DIRFAV é um pequeno polo de produção agrícola, formado por famílias assentadas e sitiantes, cuja área é irrigada através do bombeamento de uma adutora que capta as águas diretamente da Barragem de Pedras. A produção de hortifrúti é principal base econômica, gerando emprego e renda para as famílias locais, sendo implantada agora a cacauicultura.

“Viemos visitar esta área do DIRFAV, onde pretendemos implantar de maneira efetiva a cacauicultura. Será um projeto modelo na caatinga, podendo gerar resultados bem superiores à produção de cacau extraído na região da mata aqui em Jequié. A Prefeitura de Jequié vai oferecer o apoio técnico e estrutural para que essa produção seja fortalecida, ganhando mais 200 hectares de área irrigada. Contamos com o auxílio do Governo do Estado que, através do Programa Bahia Produtiva, vai nos ajudar a produzir muito mais. Cerca de 500 pessoas trabalham diretamente com a agricultura familiar e, com a ampliação, passaremos a contar com o dobro de pessoas. Contamos também com o apoio do Deputado Federal Antonio Britto que está viabilizando através de uma emenda, recursos para serem investido aqui.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.
“Existe um enorme interesse por parte da Prefeitura de Jequié em amplificar a produção no DIRFAV. Tivemos muitas dificuldades no passado, com outras gestões, e agora, estamos contando com essa parceria com o município para ampliar a área de produção agrícola, consolidando assim a lavoura cacaueira, aumentando o círculo de empregabilidade, gerando renda.”, disse Jerônimo Souza dos Santos, presidente do Conselho Administrativo do DIRFAV.
“O que mais nos deixa feliz é o regaste do homem do campo. Estamos visitando esta área para que possamos implantar aqui um projeto modelo na produção de cacau, para transformá-la numa referência de cacaicultura irrigada. Hoje temos uma produção de 80 a 90 arrobas de cacau por hectare ao ano e desejamos implementar a assistência técnica, modernizar a irrigação e o manejo para alcançarmos a meta acima de 280 arrobas hectares/ano, podendo gerar a partir daí, o cacau fino, para a produção do chocolate, que possui um valor diferenciado no mercado e, futuramente, uma unidade de beneficiamento do cacau, agregando valor quando o produto estiver industrializado. Com apoio da Prefeitura de Jequié, através da assistência técnica da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, que dará encaminhamento das demandas dos produtores junto aos órgãos governamentais, possibilitando assim a estruturação dessa produção.” disse o secretário de Agricultura, Adilson Miranda.