Prefeitura de Jequié e forças de segurança discutem projeto do São João 2024

Com o objetivo de discutir as estratégias de reforço na segurança pública e para a operacionalização do São João 2024, representantes da Prefeitura de Jequié participaram de uma reunião nesta terça-feira, 5, no 19º Batalhão de Polícia Militar. Estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; o secretário de Governo, Vagner Amparo; o comandante do 19° Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel, Márcio Amorim de Marcelo; o comandante do 8°Grupamento Corpo de Bombeiros, tenente-coronel, Bruno Fanelli; o comandante da Guarda Municipal, Adernil Fraga; a superintende municipal de Trânsito, Karla Geambastiane; além de representantes da Polícia Técnica, da Vara da Infância e Juventude, a equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo e outras autoridades militares.

Neste primeiro encontro, os presentes discutiram aspectos técnicos do projeto estrutural do Melhor São João da Bahia, como é denominado o evento promovido pela Prefeitura de Jequié. Após diversas ponderações e análises, deverá ser mantido o palco da Praça da Bandeira no mesmo local do ano passado, em frente às Lojas Big; o camarote privativo, uma inovação incluída no projeto de 2023, também deverá ser mantido.

Com vistas a oferecer ao público mais conforto e tranquilidade, as entradas e saídas deverão ser ampliadas, passando de três para cinco os portais de acesso controlado, sendo um na Avenida Franz Gedeon, esquina com a Praça da Bandeira; um outro na Rua Félix Gaspar, onde deverá ser instalada a Praça de Alimentação, iniciativa bastante elogiada pelo público no ano passado; um portal de acesso na Rua Alves Pereira; mais um na Rua Frederico Costa, esquina com a Praça da Bandeira; e o outro na Rua Gerônimo Sodré.

Ainda, de acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, serão instaladas torres de delay e telões, que vão permitir às pessoas assistirem aos shows que estarão acontecendo no palco da Praça da Bandeira mesmo estando mais afastadas do local. Mesmo sendo considerada uma festa pacífica e com nenhum registro de violência nos últimos anos, o evento contará com postos avançados da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal, que deverão atuar em ações conjuntas para garantir a segurança e a proteção dos jequieenses e visitantes no circuito junino.

“Com muita alegria, determinação e muito trabalho, pretendemos repetir o sucesso operacional e o clima de tranquilidade que é natural no município de Jequié durante os nossos festejos juninos. O Melhor São João da Bahia vai atualizar algumas estruturas, vai repetir a dose daquilo que deu certo e o público aprovou e vamos fazer um evento muito bonito e organizado, contando com o apoio das nossas forças de segurança.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.