Prefeitura de Jequié em parceria com Defensoria Pública leva diversos serviços aos moradores da comunidade do Barro Preto

Na manhã desta sexta-feira, 23, os moradores da comunidade quilombola do Barro Preto, no Joaquim Romão, foram contemplados com a realização da ação Interioriza Defensoria, da 12ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Cultura e Turismo. A iniciativa contou, ainda, com o apoio Governo do Estado, Ouvidoria da Defensoria Pública da Bahia, Associação Quilombola do Barro Preto (ABEQUI), Instituto Diego Santos, 19° Batalhão de Polícia Militar e policiais integrantes da Ronda Maria da Penha e do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD), da Delegacia de Polícia Territorial do Município de Jequié/9ª COORPIN e do 8° Grupamento do Corpo de Bombeiros.

O objetivo da ação é levar assistência jurídica, facilitando o acesso da população que, muitas vezes, encontra dificuldade de obter atendimento judicial e extrajudicial gratuito e de qualidade. O evento contou com a participação de diversos convidados, que abordaram temas variados, como Ailana Freitas, membro da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil; Gerôncio Silva Barbosa, policial militar e instrutor do PROERD; a assistente social do município, Ariadne de Almeida Dócio; a presidente da Associação Quilombola do Barro Preto, Manuela Ribeiro; e o defensor da 12° Defensoria Pública do Estado, Gabriel Salgado.

Os moradores tiveram acesso, ainda, aos serviços de Saúde, como atendimento de odontologia; urologia; pediatria; endocrinologia; clínica-geral; ortopedia; além de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Já os serviços sociais contemplaram o público, com a inscrição e atualização do CadÚnico; ID Jovem; além dos atendimentos ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Núcleo de Atendimento às Mulheres (NAM), reforçando o raio de ação do projeto Interioriza Defensoria.

“Foi a quarta edição do Interioriza Defensoria e o projeto tem como objetivo levar os nossos serviços para as localidades e comunidades mais distantes e que têm uma dificuldade de acesso à Defensoria Pública, por não conseguirem se deslocar. A ação visa encurtar a distância e é um projeto que ocorre em todas as 15 regionais, dessa vez, em alusão ao Novembro Negro, contemplamos as comunidades quilombolas. Contamos com a participação das forças de segurança, gerando uma maior aproximação com à comunidade e debatemos diversos temas. Contamos com a parceria maravilhosa do município de Jequié que vem nos apoiando e incentivando em todos os projetos que a Defensoria se disponibiliza em realizar.”, disse a defensora pública Yana de Araújo Melo, da 12ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia.

“Juntamos forças ao evento da Defensoria Pública, trazendo diversos serviços aos moradores da comunidade quilombola do Barro Preto. Além dos demais atendimentos da Assistência Social e Saúde, tivemos os serviços públicos da própria Defensoria, como a regularização de documentos, solicitação para exame de DNA, entre outros. Avalio como um evento bastante exitoso para as famílias da comunidade.”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.

“Foi um grande mutirão de serviços disponibilizados aos moradores da comunidade quilombola do Barro Preto e, acredito, foi bastante positivo. A ação da Defensoria Pública da Bahia levou a assistência jurídica, a Prefeitura levou os atendimentos de Saúde e Social, reduzindo a distância de quem, às vezes, não tem condições de ir até o equipamento público para acessar esses serviços.”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.