Prefeitura de Jequié fiscaliza obras de pavimentação asfáltica do Loteamento Jardim Eldorado

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura, enviou, nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8, uma equipe de técnicos para fiscalizar as obras de pavimentação asfáltica que estão sendo executadas no Loteamento Jardim Eldorado, fruto do programa Asfalto Novo por Toda Cidade. Um vídeo apontando a má execução dos serviços vem sendo divulgado nas redes sociais e os técnicos estiveram procurando a identificar de possíveis problemas, na aplicação do material, denominado de TSD, ou Tratamento Superficial Duplo, que consiste na aplicação de ligantes asfálticos e agregados na pista sem uma mistura prévia e com compactação, resultando no recobrimento de pequenas irregularidades. O intuito da pavimentação com TSD é impermeabilizar a infraestrutura do pavimento, propiciar revestimento antiderrapante e de alta elasticidade para acompanhar as deformações nas camadas inferiores da via. Foi verificado que o vídeo em questão, que mostra um pedaço do pavimento solto, com o piso de terra aparecendo muito facilmente no meio da pavimentação, foi gravado sem revelar, efetivamente, o causador do problema. Por conta das chuvas, uma calha de água, instalada no primeiro andar de um imóvel, jogou a água das chuvas na pavimentação que ainda não estava completamente curada. O processo de cura se dá pela ação do calor e por reações físico-químicas que acontecem entre os emulsificantes e o agregado. Depois de constatado o problema ocasionado pela calha de água, neste ponto específico da pavimentação, os técnicos da Secretaria de Infraestrutura acionaram a empresa para que realizasse o conserto e reparos necessários. Também foram encaminhados um relatório fotográfico e um laudo técnico. A empresa Allpha Pavimentações e Serviços de Construções LTDA., responsável pelas obras, também, foi notificada para concluir alguns outros pontos de asfalto, encontrados com pequenas inconformidades em outras vias já pavimentadas da localidade.