Prefeitura de Jequié inicia ação para ampliação da cobertura vacinal no município; a estratégia preventiva oferece vacinas para todos os públicos

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, tem realizado ações preventivas contínuas, entre elas a disponibilização da vacinação, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além das salas de vacina que funcionam nas Unidades de Saúde, há também a disponibilização dos pontos móveis e ações extramuros. Com o intuito de garantir a proteção e ampliar a cobertura com as vacinas de rotina e das campanhas ativas, como a da Covid-19 e a da Dengue, iniciada recentemente, teve início nesta sexta-feira, 1, nos residenciais do bairro Cachoeirinha, o projeto “Vacina Jequié”.

O projeto, que será estendido aos demais residenciais e loteamentos da cidade, conta com o apoio da unidade móvel de atendimento médico, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais e trabalhadores da Saúde, buscando levar até a população residente nessas localidades o atendimento prestado nas salas de vacinação. O serviço também contribui na identificação do público com atraso vacinal ou não vacinado e ajuda a estabelecer novas estratégias de vacinação.

Muitas podem ser as razões que levam as pessoas a não vacinar, como medo de eventos adversos; a falta eventual de vacinas; a limitação de acesso aos serviços de Saúde; baixa percepção de risco das doenças; falta de tempo; negligência no cuidado; falta de informação sobre a importância da vacinação e interrupção da vacinação de rotina, entre outras. Para o secretário de Saúde, Marlon Pereira, que esteve acompanhando a iniciativa, a proposta visa ampliar a cobertura vacinal, utilizando-se de todos os meios para evitar barreiras de acesso que impeçam esse público de ser vacinado.

“O projeto Vacina Jequié demonstra a nossa preocupação com a Saúde e o bem-estar da nossa população. Por isso as pessoas precisam estar atentas aos prazos contidos na caderneta de vacinação, buscando tomar as vacinas em dia ou de procurar uma Unidade de Saúde mais próxima de casa para administrar a vacina da campanha que estiver ativa no momento. Não podemos vacilar! A prevenção só está completa quando se toma todas as doses recomendadas e nesse momento que ainda estamos enfrentando a Dengue e que a Covid-19 ainda persiste, é importantíssimo que as pessoas, dentro do perfil de vacinação sejam imunizadas. Isso, sem falar nas demais vacinas do calendário de vacinação.”, disse o secretário de Saúde, Marlon Pereira.