Prefeitura de Jequié inicia instalação do projeto de decoração do São João 2023

A cada dia que passa o clima junino vai tomando conta da cidade e, nesta sexta-feira, 2, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, deu início a mais uma etapa da instalação da decoração do São João 2023. Com ênfase no tema “Sanfona, a poesia do forró”, as alegorias e adereços já começaram a compor espaços do circuito do evento, como na Praça Rui Barbosa, local da Vila Junina, de 14 a 25 de junho, onde já se pode observar os primeiros personagens e figuras representativas da tradição nordestina e do forró.

Há cerca de duas semanas, as ruas do Centro ficaram tomadas pelas bandeirolas decorativas, item essencial nas comemorações alusivas aos festejos juninos. Já nesta sexta-feira, as equipes da empresa ganhadora da licitação pública estão atuando na montagem da cidade cenográfica da Praça Rui Barbosa, que deverá contar com fachadas de casas, boteco e uma igreja. Como parte do projeto de decoração dos demais circuitos, serão instalados sanfoneiros gigantes, Maria Bonita, Lampião, sanfonas, os personagens do trio nordestino, trio de sanfoneiras, carro de boi, matuto, os personagens dos santos juninos, balões, as árvores decoradas e com a aplicação de adereços, entre outras intervenções artísticas.

Esse ano, além das estruturas decorativas instaladas na Rui Barbosa, e Praça da Bandeira, teremos, também, a Avenida Félix Gaspar, destinada a área de alimentação, que contará com elementos e adereços juninos, além de palco, sonorização e iluminação para animar os foliões que estiverem ocupando o espaço destinado às barracas de comidas, bebidas, food trucks e similares. Para o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, é importante destacar a participação de artesãs e artesãos locais, na produção de parte dos enfeites e adereços usados na ornamentação.

“Estamos acompanhando de perto a instalação da decoração junina e, conforme a programação, ficará muito bonita, com várias referências à cultura e tradição nordestina. Importante ressaltar que muitas peças estão sendo produzidas por artistas do nosso município e, acredito que seja essencial apontarmos isso quando falamos dos investimentos públicos na realização do São João de Jequié. Além disso, temos um grande mergulho na história, com a representatividade dos personagens tradicionais que fazem parte da celebração do São João, como os santos juninos, a sanfona e as figuras de Maria Bonita e Lampião, entre muitas outras referências tradicionais.”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.