Prefeitura de Jequié investe em ações para ampliar coberturas vacinais e conscientiza público sobre importância da imunização

Com objetivo de ampliar os índices de cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, tem intensificado a busca ativa dos moradores que residem nos residenciais e loteamentos que ficam mais distantes das Unidades de Saúde e como parte dessa estratégia vem executando o projeto itinerante Vacina Jequié, que nesta sexta-feira, 15, foi realizado no Residencial Cachoeirinha III, no bairro Cachoeirinha.

A ação, que tem como foco o público de pessoas não vacinadas, se propõe a contribuir para a recuperação dos índices de imunização, evitando a circulação de doenças ativas e a volta de doenças já erradicadas no país, conforme preconização do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Contando com o apoio da unidade móvel de atendimento médico e o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, profissionais e trabalhadores da Saúde, a iniciativa contemplou crianças, jovens, adultos e pessoas idosas moradoras dessas localidades.

Além da atuação nessas comunidades, a Secretaria de Saúde realiza outras ações para ampliar a cobertura vacinal, como a disponibilização em todas as Unidades de Saúde, a vacinação das pessoas que procuram o atendimento durante o projeto Saúde na Comunidade, além da multivacinação executada nas escolas, indústrias e empresas.  De acordo com o secretário de Saúde, Marlon Pereira, todas essas estratégias são importantes para garantir que todos tenham acesso igualitário às vacinas e que as coberturas vacinais sejam alcançadas, fortalecendo assim a proteção individual e coletiva.

“A ampliação dos índices de vacinação é fundamental para mantermos equilibrados nossos indicadores de Saúde. Ficamos felizes em proporcionar momentos como este de grande relevância para a saúde pública, alcançando os moradores dos residenciais, loteamentos, Zona Rural e áreas mais distantes das Unidades de Saúde. O nosso objetivo é ofertar uma Saúde de qualidade, com serviços ainda mais humanizados e muito mais acessíveis.", ressaltou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.