Prefeitura de Jequié investe recursos próprios para mobilização de espaços culturais que disponibilizarão cursos e oficinas gratuitas à população

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Fundo Municipal de Cultura, realizou nesta sexta-feira, 11, a solenidade de assinatura do termo de compromisso com os proponentes selecionados do Prêmio Arte em Todas as Partes 2ª Edição. Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; a diretora de Promoção Cultural, Virgínia Pimentel; a equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo; além dos profissionais do setor da cultura, vencedores do Edital de Nº 007/2023.

O projeto disponibilizará R$ 45 mil reais aos 15 proponentes selecionados, estes têm que estar devidamente cadastrados e homologados no Cadastro Cultural e que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do município, sendo que cada um receberá R$ 3 mil reais. Em contrapartida, deverão mobilizar seus espaços culturais promovendo cursos, oficinas, atividades artísticas e culturais gratuitas aos moradores de suas comunidades, facilitando a eles o acesso a novos conhecimentos e vivências com as mais diversas linguagens artísticas como a dança, teatro, capoeira, artes visuais, audiovisual, circo, música, literatura, artesanato entre outras linguagens e expressões culturais, favorecendo, prioritariamente, as pessoas em vulnerabilidade social.

Além de espaços culturais existentes na cidade, o Prêmio Arte em Todas as Partes nesta segunda edição vai promover oficinas de iniciação artística aos participantes de projetos sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Saúde.

“A iniciativa integra a programação de investimentos que a Secretaria de Cultura e Turismo vem colocando em execução, desde 2021, com vistas ao fomento do setor cultural, no município. Esses recursos, além de propiciar renda para os proponentes e fazedores da Cultura, que são o alvo maior desta segunda edição do Prêmio Arte em Todas as Partes, temos o foco de mobilizar as comunidades onde existem moradores em situação de vulnerabilidade para, através das oficinas, cursos e atividades artísticas, ofertar acesso gratuito à Cultura e, principalmente, servir como descoberta de potencialidades e talentos. Isso consequentemente impactará, positivamente, no desenvolvimento humano e social.”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.