Prefeitura de Jequié promove ação alusiva ao Novembro Azul para público masculino assistido pelos CRAS

Em alusão ao Novembro Azul, mês voltado à prevenção do câncer de próstata e de cuidados com a saúde do público masculino, um grupo composto por homens participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), referenciados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) existentes no município, e atendidos pelo Programa de Atenção Integral a Família (PAIF), participaram, na sexta-feira, 24, de uma ação realizada pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Clínica Dermatológica Eliskin.

A iniciativa contou com uma roda de conversa e orientação preventiva sobre a saúde do homem, com ênfase na alimentação, hábitos saudáveis e nas atividades que propiciam autoestima e mais qualidade de vida. Como parte da programação, os participantes de receberam cuidados estéticos, além de uma sessão de massoterapia e outros atendimentos.

Novembro Azul é o nome dado à campanha de conscientização do câncer de próstata, com o objetivo de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce, sendo este o segundo tipo de câncer com maior incidência e a segunda causa de mortes do público masculino, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana, a ação, além de mobilizar o público assistido pelos CRAS, também serve para dar visibilidade ao tema junto à sociedade.

“Temos atendido na nossa rede de proteção social, centenas de homens e mulheres todos os meses, e essa ação, uma parceria com a Clínica Dermatológica Eliskin, contribui para o chamamento público sobre esse tema tão sério. Temos desenvolvidos diversas atividades nas nossas unidades do CRAS, a partir da socialização e das vivências dos grupos de famílias atendidas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e pelo Programa de Atenção Integral a Família, que auxiliam numa melhor percepção a respeito do autocuidado e da valorização e autoestima.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.