Prefeitura de Jequié promove ação para aos idosos assistidos pelos Serviço de Convivência do Pau Ferro, Água Branca e Amaralina

No Dia Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade, celebrado nesta sexta-feira, dia 1, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou uma ação que está levando momentos de lazer e descontração aos idosos atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da localidade do Pau Ferro, Loteamento Água Branca e bairro Amaralina, referenciados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Jequiezinho. Estiveram presentes, a gestora da Proteção Social Básica do município, Suellen Pereira, representando a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; a coordenadora do CRAS, Calila Cajaíba; a supervisora do SCFV do Pau Ferro, Rosimeire Oliveira, a pedagoga Saionara Felix e os orientadores sociais, Jeane Lacerda, Marcos Cezar Leite e Nájila Lopes. Em função da pandemia, as pessoas integrantes dos grupos da terceira idade não estão podendo participar dos encontros coletivos nas unidades. Por conta disso, a equipe técnica do CRAS, juntamente com os orientadores do Serviço de Convivência, realizaram uma caravana e visitaram os idosos em suas residências, mantendo todos os protocolos sanitários, promovendo interação social, com a participação do projeto “Quem canta seus males espanta”, que cantou músicas bastante conhecidas do repertório popular, provocando momentos de emoção.

“Imaginem como é complicado a execução do atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, num momento tão delicado como esse, então, encontramos algumas estratégias de fazermos o atendimento à essas pessoas. E foi uma iniciativa muito bonita, com os idosos recebendo com carinho a nossa homenagem e, com isso, vamos fortalecendo os vínculos novamente, tanto da equipe com os idosos, quanto dos idosos para com a equipe.”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que conta atualmente com sete unidades no município, têm como objetivo prevenir possíveis situações de risco da população em geral, como a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos, oportunizando o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã, visando a melhoria da qualidade de vida. As denúncias de violência contra idosos podem ser feitas pelo Disque 100, que funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.