Prefeitura de Jequié promove ações de cuidado com a saúde do homem e prevenção do câncer no Novembro Azul

Neste mês de novembro, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, deu ênfase às ações de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer, especialmente o de próstata, em alusão à campanha Novembro Azul, que se dedica a dar visibilidade à esta doença, a segunda que mais mata homens no mundo. Nesta quarta-feira, 22, a iniciativa contemplou os usuários do Centro de Saúde Júlia Magalhães, no bairro Jequiezinho.

A mobilização vem acontecendo em todas as Unidades de Saúde do município, onde os pacientes com idades a partir dos 45 anos com histórico familiar, ou a partir de 50 anos, vêm participando de atividades em grupos, recebendo orientações e sendo atendidos. Nesta quarta-feira, os usuários tiveram acesso a consultas com médico urologista; coleta e exame de Antígeno Prostático Específico (PSA); testagem rápida e, ainda, palestra com uma nutricionista. O momento contou com uma apresentação musical, com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde e demais servidores da Unidade.

O secretário de Saúde, Marlon Pereira, reforça a importância dos cuidados e prevenção às doenças que atingem a população masculina, incentivando que busquem atendimento nas unidades de referência do seu bairro.

“Todo público masculino é convidado a participar das ações, que representam o cuidado preventivo com a própria saúde. Estamos disponibilizando palestras sobre alimentação saudável, testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis, entre outros serviços. Sabemos que a prevenção, bem como a descoberta precoce dos problemas que afetam os homens, de uma forma geral, principalmente do câncer de próstata, devido a sua gravidade, é muito importante. E iniciativas como essa do Centro de Saúde Júlia Magalhães, são uma oportunidade de esclarecimentos e conscientização sobre a doença.”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.