Prefeitura de Jequié promove capacitação sobre curativos especiais para pacientes atendidos nas Unidades de Saúde

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, deu início, nesta terça-feira, 21, a uma capacitação destinada aos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades de Saúde da Família do município, sobre o uso de curativos especiais em pacientes com diferentes tipos de feridas. Estiveram presentes, o secretário de Saúde, Marlon Pereira; a diretora do Departamento de Assistência em Saúde, Marisna Gonçalves; a coordenadora da Atenção Básica, Sinara Menezes; a coordenadora do Núcleo de Feridas do município, a enfermeira Cláudia Mª. Tetê da Silva; e equipe técnica da Secretaria de Saúde.

A capacitação, promovida em parceria com a empresa Medical 7, foi ministrada pela enfermeira Ivana Cordeiro e aconteceu no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral Ademar Vieira, no Joaquim Romão, reunindo dezenas de participantes nesta primeira etapa. Durante o encontro foram feitas orientações sobre como usar o curativo especial e em que casos ele é indicado ou não. Os profissionais tiraram dúvidas e levaram contribuições por meio de suas experiências.

Recentemente, a Secretaria de Saúde investiu na aquisição de materiais padronizados que serão destinados aos usuários que têm problemas crônicos com feridas, como os pacientes que possuam feridas causadas por diabetes, úlceras venosas e lesões por pressão, ocorridas principalmente em pessoas acamadas. Após a capacitação, aqueles que precisarem deste tipo de atendimento, deverão passar pela avaliação dos enfermeiros e, assim, requerer os curativos especiais.

De acordo com o secretário de Saúde, Marlon Pereira, o serviço visa melhorar a qualidade de vida do usuário.

“É mais um avanço nos serviços de Saúde disponibilizados pelo município e representa mais acolhimento e humanização para o paciente! Muitos não sabem, mas nem sempre um curativo simples é tão eficaz quanto um que tenha uma cobertura especial e em alguns casos, existem pessoas que necessitam de um curativo que tenha um medicamento específico, sendo este curativo uma das estratégias de recuperação daquele paciente. Essa capacitação iniciada agora, vai contemplar todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem, bem como as coordenadoras das Unidades de Saúde para todos estejam suficientemente preparados para atender bem a nossa população.”, disse o secretário de Saúde, Marlon Pereira.