Prefeitura de Jequié promove desfile cívico cultural em comemoração aos 126 de emancipação política do município

Jequié completou 126 anos de emancipação política-administrativa nesta quarta-feira, 25, e para comemorar a data, a Prefeitura de Jequié realizou o desfile cultural na Avenida Rio Branco, com a participação dos órgãos de segurança. Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o deputado estadual, Hassan Iossef; a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Miranda Brandão Santana; demais secretários municipais; o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel, Márcio Amorim de Marcelo; o subcomandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Central), capitão Péricles Assis Ribeiro; o comandante do 8°Grupamento Corpo de Bombeiros, tenente-coronel, Bruno Fanelli; o subtenente da Arma de Infantaria, Vilamar Barbosa Barros, chefe de Instrução do Tiro de Guerra 06-009; o subtenente Antônio Magno Teixeira, mestre da banda de música do 35° Batalhão de Infantaria, de Feira de Santana; o comandante da Guarda Municipal, Adernil Fraga; demais autoridades militares e diversos representantes do Poder Legislativo.

As comemorações tiveram início por volta das 8h30, com o hasteamento das bandeiras no pátio externo do Museu João Carlos Borges e, em seguida, as autoridades políticas e militares se dirigiram ao palanque oficial instalado na Avenida Rio Branco, no cruzamento com a Rua 2 de Julho, e acompanharam a passagem do desfile, conforme a programação da comissão organizadora, formada pela Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Governo e Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN).

A celebração ao 25 de Outubro trouxe para a Avenida Rio Branco milhares de jequieenses, sendo este o maior público presente em um desfile municipal. Entre as atrações desse ano, a vibrante apresentação da banda de música do 35º Batalhão de Infantaria, a participação da Banda Marcial Municipal de Jequié (BAMUJE), composta por alunos das escolas municipais, a do Corpo de Bombeiros, a banda do Tiro de Guerra e a banda da Guarda Municipal. Dividido em alas, o desfile cultural desenvolveu o tema “Memórias de Jequié na Poética de Waly Salomão”, apresentado por estudantes do Sistema Municipal de Ensino e pelos participantes dos projetos da Secretaria de Cultura e Turismo, com ênfase para a participação dos povos de Santo e de indígenas que, pela primeira vez, participaram do desfile de aniversário da cidade. Outro destaque foram as participações dos integrantes dos projetos assistidos e realizados pela Secretaria de Esporte e Lazer e Secretaria de Desenvolvimento Social, entre muitos outros grupos, entidades e instituições que fizeram parte da programação.

“Avaliamos de forma muito positiva a realização do desfile de celebração ao aniversário de emancipação política de Jequié. Juntamente com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Esporte e Lazer, aliadas aos órgãos de segurança, conseguimos mobilizar o maior público já visto em um desfile municipal, isso graças ao esforço e trabalho de todos. Mesmo com o sol intenso, as famílias vieram apreciar o evento que, graças a Deus, foi maravilhoso. Foi uma linda demonstração de amor por Jequié”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá.