Prefeitura de Jequié promove mais uma grande mobilização contra a Dengue; Desta vez as equipes atuaram no Loteamento Sun Ville e Pompílio Sampaio

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta quinta-feira, 14, mais uma grande mobilização de combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e da Febre Amarela Urbana. A iniciativa, que vem contemplando as áreas residenciais populacionais com maior índice de infestação predial do mosquito, reuniu no Loteamento Sun Ville, no Parque das Algarobas, e no bairro Pompílio Sampaio centenas de profissionais, entre Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, técnicos da Secretaria de Saúde e trabalhadores da limpeza pública.

Contando com apoio de carro de som, que veiculou alertas, mensagens e informações sobre a doença aos moradores, os Agentes realizaram as visitas domiciliares, para a identificação de possíveis focos do mosquito, enquanto os profissionais da limpeza urbana faziam o recolhimento do lixo e entulho nas áreas residenciais. Durante a ação, o público recebeu orientações sobre o descarte correto dos materiais inservíveis que podem armazenar água parada, como pneus velhos, vasilhames, garrafas de plástico, entre outros; também foi informado às pessoas sobre os locais potenciais para surgimento de criadouros.

A mobilização faz parte das estratégias de enfrentamento à proliferação do Aedes aegypti, que conta com outras importantes intervenções, como o bloqueio químico, as blitzen educativas e mais recentemente, com a campanha de vacinação contra a Dengue.

“Estamos firmes nessa luta que é de todos nós, jequieenses! Esta ação tem sido muito positiva, pois estamos despertando a consciência da população para este problema, mas não podemos abrir espaço. Temos que estar vigilantes e agir preventivamente. Se por acaso você identificou um local abandonado, possível de ser foco de mosquito da Dengue, você aciona o nosso Disk-Dengue, através do telefone 93505 0720 e a equipe do Departamento Epidemiológico entra em campo para atuar no enfrentamento ao Aedes aegypti. Não temos tempo a perder, participem!”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.