Prefeitura de Jequié promove projeto sobre Educação Nutricional para estudantes do Centro de Educação Infantil Fernando Cafezeiro

Os estudantes do Centro de Educação Infantil Fernando Cafezeiro, no bairro Curral Novo, participaram nesta quarta-feira, 30, de um projeto que sobre Educação Nutricional, que está inserida em uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, configurando-se como estratégia pedagógica de enfrentamento das problemáticas referentes à má nutrição. A iniciativa apresentou aos pequenos participantes dicas sobre alimentação saudável e abordou sobre a importância dos bons hábitos alimentares, que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida do aluno.

Além de incentivar o consumo de produtos alimentícios saudáveis, a ação possibilitou que os alunos trabalhassem questões relativas à autonomia e tivessem conhecimento sobre aqueles produtos que possuem em sua composição quantidades elevadas de açúcar, sódio, conservantes, aromatizantes e corantes, fornecendo uma elevada ingestão calórica, aumentando assim o risco para o desenvolvimento de algumas doenças como a obesidade, a diabetes, a hipertensão, entre outras. Orientados pelos professores, as turmas participaram do preparo dos alimentos, feito de forma lúdica e, ao mesmo tempo, técnica, mantendo-se todo o cuidado e a garantia da segurança das crianças.

Os alunos tiveram atividades sobre a manipulação das frutas, higiene das mãos, a escolha correta dos itens que compõem a alimentação, com ênfase na inserção das verduras, que devem estar sempre no cardápio. Para a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, a atividade de Educação Nutricional mostrou o quanto os estudantes devem estar atentos aos cuidados com a alimentação escolar.

“As escolas são um território privilegiado para a Educação Alimentar e Nutricional. Elas representam um espaço de aprendizagem, convivência e desenvolvimento intelectual importante, portanto, trata-se de um ambiente promissor para o ensino da alimentação saudável. Essa iniciativa do Centro de Educação Infantil Fernando Cafezeiro está em consonância com a temática da II Unidade, que é ‘O Direito da Criança e do Adolescente – ECA’ e mostra que a gestão municipal se preocupa com a garantia desse direito, propondo que o aluno aprenda um pouco mais, de forma descomplicada a ponto de fazer parte da rotina desse público.”, destacou a secretária de Educação, Elvia Sampaio.