Prefeitura de Jequié promove segunda etapa da campanha de reforço ao uso da faixa e do semáforo de pedestres

A Prefeitura de Jequié, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SUMTRAN), promoveu na quarta-feira, 10, no Centro, a segunda etapa da campanha “Faixa de Pedestre, eu respeito”, destinada a conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância do respeito à vida e à segurança, como forma de propiciar uma convivência mais harmoniosa entre condutores e pedestres, considerando que estes últimos são a parte mais frágil da relação.

A ação, executada no eixo do semáforo existente no cruzamento entre a Rua João Mangabeira com a Praça Rui Barbosa, contou com atividades educativas, distribuição de panfletos e os agentes de trânsito prestaram orientações sobre como utilizar o semáforo de pedestres, equipamento complementar à sinalização semafórica e disponível ao usuário para indicar aos condutores de veículos que ele deseja atravessar a via, mesmo estando na faixa de pedestres.

Além de estimular as pessoas a atravessarem utilizando as faixas, a iniciativa visa, também, alertar os condutores a reduzirem a velocidade dos veículos e respeitarem a travessia de quem está na via, objetivando reduzir a probabilidade de acidentes de trânsito, em especial, os atropelamentos. Para a superintendente municipal de Trânsito, Karla Geambasteane, a campanha é uma importante ferramenta de conscientização e a população, principal foco das estratégias de segurança do trânsito, deve ficar atenta.

“Conscientizar que o respeito às leis do Código de Trânsito Brasileiro e a mudança de comportamento são fundamentais para prevenir os sinistros com vítimas fatais e feridos no trânsito é o principal objetivo da nossa campanha. Em Jequié já temos muitos condutores e transeuntes que respeitam e que utilizam a faixa. Ainda temos pedestres que não conhecem e que não sabem usar o semáforo de pedestres, por isso estamos reforçando o seu uso. Lembrando que esta campanha faz parte das ações educativas da SUMTRAN, que segue executando atividades em parceria com outras secretarias e órgãos, visando a manutenção de um trânsito mais seguro.”, explicou a superintendente municipal de Trânsito, Karla Geambastiane.