Prefeitura de Jequié promove XVII edição da Festa do Cacau Clonado de Florestal, com shows, exposição e cavalgada

Com o objetivo de exaltar e estimular a economia cacaueira na região de Florestal, distrito do município de Jequié, foi realizada a XVII edição da Festa do Cacau Clonado, uma iniciativa da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente e Secretaria de Cultura e Turismo, e a Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Rurais de Florestal (ACMPRF), com apoio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos; o secretário de Relações Institucionais, Eliezer Pereira, o Fiim; o secretário de Governo, Vagner Amparo; o representante da ACMPRF, o produtor rural, Leobino Pinheiro da Silva; além de outros produtores e moradores da localidade.

O evento movimentou a sexta, sábado e domingo, dias 24, 25 e 26, com shows das bandas Forrozão Marajá, Aboio de Vaqueiro, Yata e Banda, Taty Vaqueira, Forró Pé de Badoque e Daiana Sena, além da feira cultural com exposição de produtos originários do cacau na Praça Ananias Porto, na localidade. Como parte da programação, foi realizado o concurso da Rainha do Cacau, com premiação em dinheiro para as três primeiras colocadas: Quezia Júlia da Silva Nunes, que ficou em terceiro lugar, Letícia Sales Silva, com o segundo lugar, e a Rainha do Cacau 2023, foi Gabrielle Santos.

A XVII Festa do Cacau Clonado contou, ainda, com a III Cavalgada Rainhas das Vaquejadas; e, no domingo, o destaque foi o Concurso da Quebra do Cacau, uma tradição que celebra a tarefa coletiva de colheita do fruto, realizado nas matas pelas próprias famílias de agricultores. Este ano, a disputa foi dividida em duas categorias, masculino e feminino, também com premiação em dinheiro.

“Para nós é uma alegria poder realizar esse evento, tão rico de história e tão importante para os produtores rurais da região. Aqui eles expõem produtos derivados do cacau, como as cocadas de chocolates, chocolates em barra, entre outros, eles trocam experiências e a Festa do Cacau Clonado acaba se tornando uma grande oportunidade, além de ser um momento de visibilidade ao produto que, a cada ano, se consolida mais no mercado estadual e já rompendo fronteiras, Brasil afora.”, destacou o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos.

“Com muita alegria, realizamos junto com a Associação de Moradores e Produtores de Florestal, a Festa do Cacau Clonado, uma importante celebração ao cacau produzido na nossa região, que gera emprego e renda para centenas de famílias e segue conquistando mercado na Bahia e no Brasil. Com apoio da CEPLAC, promovemos a troca de experiências entre os produtores rurais e mobilizamos o público regional com vários shows, desfile da Rainha do Cacau e a tradicional quebra do cacau. Seguimos trabalhando com determinação e fé em Deus e ano que vem teremos mais uma grande Festa do Cacau Clonado de Florestal!”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá.