Prefeitura de Jequié reforça atendimentos das ações de Saúde nas comunidades rurais

A fim de ampliar o acesso dos moradores das localidades rurais aos serviços de Saúde, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, ampliou o número de equipes que vêm atuando rotineiramente com ações estratégicas nos distritos e povoados, levando atendimento a esse público, contando com o suporte do odontomóvel e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS/Zona Rural). Nesta terça-feira, 8, o atendimento foi realizado na região do Rio Preto do Costa, contemplando os moradores das comunidades rurais do Rio Preto I e II, Berra Bode e Roncador, no distrito de Florestal.

Com o apoio do odontomóvel, que possui dois consultórios odontológicos modernos, as equipes de Saúde Bucal realizam avaliação, extração, restauração e limpeza, possibilitando o diagnóstico e o tratamento na própria localidade. Associados a esse serviço, ainda são disponibilizados os atendimentos médicos e enfermagem, de hipertensão e diabetes, pré-natal, preventivo, atualização do calendário vacinal, orientação sobre planejamento familiar e, também, o atendimento domiciliar, quando o paciente não pode se deslocar até o local de atendimento.

De acordo com o secretário de Saúde, Marlon Pereira, mesmo de forma itinerante, o serviço oferecido é o mesmo das Unidades de Saúde da Família, atendendo, assim, a demanda dos moradores.

“Esta é uma iniciativa de ampliar o número de equipes que atuam nos atendimentos é um reforço às estratégias de Saúde que temos implementado, com o objetivo de contemplar o maior número possível de residentes da Zona Rural que, por algum motivo, não têm condições de ir até a sede do município buscar atendimento. Essas localidades recebem atendimento de enfermagem duas vezes ao mês, atendimento médico uma vez ao mês e, contando com o suporte do odontomóvel e, ainda, prestamos atendimento de Saúde Bucal indo até as escolas do campo e atendimentos de Saúde indo até os domicílios nas regiões do Roncador e Berra Bode, com o auxílio das Agentes Comunitárias de Saúde da localidade do Rio Preto do Costa.”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.