Prefeitura de Jequié reforça atendimentos de Saúde e Social aos moradores do povoado da Boa Vista

Com o propósito de intensificar o acesso dos moradores das localidades rurais aos serviços sociais e de Saúde, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira, 6, mais uma ação do projeto Saúde e Social na Comunidade, iniciativa itinerante que contemplou a população residente no povoado da Boa Vista, região da caatinga. Estiveram presentes o secretário de Saúde, Marlon Pereira; a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; e as equipes de atendimento do projeto.

Contando com o suporte operacional da unidade móvel de atendimento médico, e do odontomóvel, foram ofertados atendimentos com clínico-geral, odontologista, ortopedista, exames preventivos, atualização do calendário vacinal, atendimentos de Enfermagem, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a dispensação dos medicamentos após prescrição médica. Também foram levados aos moradores, os serviços de atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), além de informações o cadastro do ID Jovem e as orientações sobre o atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com as secretarias responsáveis pela execução do projeto, o município possui uma extensa Zona Rural, composta em grande parte por pequenas propriedades rurais, e muitos dos moradores dessas localidades têm dificuldades em acessar os serviços de Saúde e atendimentos sociais e, por este motivo, o projeto é avaliado como uma iniciativa bastante positiva. Para o secretário de Saúde, Marlon Pereira, essas estratégias auxiliam na melhoria de vida da população dessas comunidades.

“O Saúde e Social na Comunidade é projeto que visa ampliar as ações estratégicas, tanto na sede quanto nos distritos e povoados, levando atendimento a esse público. Aqui contamos com o trabalho dos profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, o PACS/Zona Rural, que faz um atendimento muito pontual, além de todos os demais profissionais da Saúde diretamente envolvidos. Seguimos com este objetivo: o de ampliar, ainda mais, o número de pessoas atendidas pelos serviços de Saúde em Jequié.”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.

“Seguimos ampliando o atendimento dos serviços da nossa Secretaria de Desenvolvimento Social, trazendo a equipe do CRAS, do CadÚnico, do ID Jovem para os moradores aqui do povoado da Boa Vista. Muitos moradores não tinham acesso a esse atendimento, alguns por falta de tempo de ir até a cidade, outros, por falta de conhecimento sobre os seus direitos garantidos. Essa ampliação dos serviços prestados, buscando contemplar a todos, faz parte do nosso compromisso com a nossa população!”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.