Prefeitura de Jequié segue com ampliação da rede de drenagem pluvial do município e as obras estão aceleradas na Rua Elza Galvão Vaz

Como objetivo de ampliar e modernizar a rede de drenagem pluvial da cidade, que passou décadas em estado precário e sem construção de novas galerias, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura, vem realizando um pacote de obras estruturantes que visam reduzir os problemas com enchentes e deslizamentos de encostas a partir de investimentos públicos na construção de novos sistemas de drenagem, como os que já estão em andamento no Loteamento Amaralina, no São Judas Tadeu; no bairro Pompílio; no KM 3; na Rua Vovó Camila, Rua da Banca e na Rua Elza Galvão Vaz no Jequiezinho.

Por falta de uma rede de drenagem eficiente, essas localidades eram severamente afetadas, provocando prejuízos e danos aos moradores. Na Rua Elza Galvão Vaz, mais conhecida como Rua do Bloco, nas imediações da Avenida Franz Gedeon e fundo da empresa Frijel, conhecida localização de oficinas e lojas de serviços mecânicos da cidade, o problema era histórico e durante as chuvas mais intensas, a água acumulava, invadindo casas e atingindo as lojas do comércio no local, causando bastante estragos.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, a intervenção que vem sendo executada na via terá, ao todo, 360,2 metros de comprimento e contará com tubulação de 600 milímetros de diâmetro, dividida em duas redes, contando com bueiros que possibilitarão uma maior captação e escoamento das águas, solucionando definitivamente o problema. O secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes, destaca que esse trabalho, que muitas vezes não aparece, promove a qualidade de vida da população e essas medidas garantem um eficiente escoamento das águas pluviais, minimizando os impactos das chuvas intensas e, em muitos casos, sanando alagamentos.

“Temos buscado soluções para os desafios e temos enfrentado de forma muito firme esse problema da ausência de drenagem pluvial que já casou muitas dores de cabeça aos jequieenses. Hoje estamos em outro nível com relação ao sistema de escoamento de águas das chuvas, mas ainda não é o suficiente e os trabalhos seguem sem parar! Na Rua do Bloco, popularmente conhecida como a rua das oficinas, no fundo da Frijel, temos a expectativa de que, assim que o projeto de macrodrenagem ali estiver concluído, a localidade vai estar com o problema definitivamente resolvido!”, disse o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes.