Prefeitura de Jequié segue investindo na Educação e entrega a requalificação da Escola Municipal Padre Antônio Molina, no Barro Preto

Fundada em 1986 pelo padre Antônio Molina, na comunidade quilombola do Barro Preto, no bairro Joaquim Romão, a escola que hoje leva o nome de seu fundador sofreu severos desgastes na sua estrutura física, ao longo dos últimos anos, deixando de ofertar aos alunos e funcionários um espaço confortável e propício ao acolhimento. Como parte dos investimentos que vêm sendo feitos no Sistema Municipal de Ensino, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, promoveu a recuperação completa e total do equipamento e, nesta quinta-feira, 31, realizou a solenidade de entrega. Estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio; demais secretários; o presidente da Câmara Municipal, o vereador Emanuel Campos Silva, o Tinho de Waldeck; o vereador Gilvan Santana, o Soldado Gilvan, líder da maioria na Câmara Municipal; Daubti Rocha, o Colorido, o líder do governo na Câmara; Josiel Cavalcante, o Ziel; Marcos Lameque, o Marcos do Ovo; Maria Aparecida Souza, a Pró Cida; Ladislau Bulhões, o Bui; Ramon Fernandes; San David; a gestora da unidade, a professora Ana Paula Sousa Santos; demais professores, servidores da escola, pais e alunos.

A escola, que atende a Educação Infantil, com estudantes de 4 e 5 anos, incluindo alunos com deficiência intelectual, passou por obras de requalificação da cozinha, reforma das salas de aula que, agora, contam com ar condicionado, forro e revestimento, além da substituição das portas e janelas por outras de blindex, a instalação de um parque infantil, com grama sintética, e novo mobiliário, além da revisão do telhado e da iluminação. O projeto dotou a Escola Municipal Padre Antônio Molina com uma Ludoteca, espaço destinado as atividades lúdicas, com jogos, brinquedos, utilizados pelos professores como equipamentos pedagógicos de incentivo ao brincar livre e ao desenvolvimento cognitivo e criativo das crianças, com ênfase em obras literárias e brinquedos com temática quilombola. Para a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, a modernização da unidade vai oferecer mais qualidade no atendimento, beneficiando professores, alunos, funcionários e também toda a comunidade.

“Estamos muito felizes em poder devolver a Padre Molina de volta à comunidade, completamente reformada. Agora, neste novo ambiente, os estudantes podem desenvolver suas atividades da rotina escolar com mais conforto e melhor acolhimento. Aqui neste espaço as nossas crianças reforçarão seus vínculos com a escola e, com toda a certeza, terão bons resultados em seu desenvolvimento em diversos aspectos.”, disse a secretária de Educação, Elvia Sampaio.

Thamires Teles, mãe de aluna da escola, destacou a alegria de receber a escola reformada e pediu que os pais colaborassem, ajudando a preservar o equipamento.

“Porque muitas crianças não têm o privilégio de ter um parque pra frequentar, as mães não têm condições de levar e a Prefeitura trouxe este parque para a comunidade da escola, investindo nos nossos filhos. Então quero pedir às mães que ensinem os seus filhos a não quebrar, já que eles passaram pela escola, os filhos deles estão passando e amanhã são os seus netos.”, disse Thamires Teles, durante o evento.

“Temos muito orgulho das reformas que estamos fazendo e devolvendo essas escolas restauradas para a população. Muitas dessas unidades de ensino já não contemplavam os estudantes, já não estavam em condições plenas de uso e, por isso, estamos focados na recuperação das escolas municipais, com obras verdadeiramente estruturantes, intervenções que mudam, positivamente, a qualidade da escola, passando a ser um instrumento pedagógico da Educação, com sala de qualidade, com ensino de qualidade, com instrumentos de trabalho de qualidade, destinados a propiciar um atendimento decente e muito mais suporte para o processo do ensino-aprendizagem. Graças a Deus, seguimos trabalhando para melhorar a vida da nossa gente!”, comemorou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.