Prefeitura de Jequié segue ofertando cursos profissionalizantes gratuitos à população, ampliando oportunidades no mercado de trabalho

Em continuidade ao Programa Desenvolve Jequié, que disponibiliza cursos gratuitos a quem busca aperfeiçoamento e melhores oportunidades no mercado de trabalho, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na manhã desta quarta-feira, 27, a solenidade de encerramento dos cursos gratuitos de Manicure, Cabelereiro e Produção de Ovos de Páscoa. Estiveram presentes, a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; o secretario de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; a gestora de Políticas Públicas da Secretaria, Marinelma Macedo; a coordenadora de Cursos e Oficinas, Geisa Calhau; as instrutoras dos cursos, Hariella Trindade Oliveira Santos, Telma Silva Novais e Juliana Costa Magalhães; e os alunos concluintes.

Durante o curso de manicure, que teve duração de 20 horas, as participantes tiveram aulas teóricas e práticas em que aprenderam novas técnicas de cutilagem, esmaltação, patologias, entre outros. Já no curso de Cabeleireiro, com duração de 40 horas, as alunas tiveram noções teóricas e práticas sobre corte, hidratação, escova, coloração e luzes, uma área bastante em alta no mercado. E os integrantes do curso gratuito de Produção de Ovos de Páscoa, que teve duração de 20 horas, desenvolveram as habilidades do preparo do chocolate até atingir o ponto ideal para fazer os ovos de Páscoa, tipos de recheios e as técnicas para facilitar a confecção do doce.

Para participar, a pessoa interessada deve ter idade mínima de 17 anos, inscrição do Número de Inscrição Social (NIS), estar cursando o Ensino Fundamental ou ter concluído, cópia do documento de identidade e CPF e comprovantes de endereço e de matrícula ou atestado. Os interessados devem se dirigir à Central de Cursos, localizada na sede da gestão de Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Praça Arthur Alves, no Centro, próximo ao Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG).

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana, foi uma oportunidade para muitas pessoas se profissionalizarem para o mercado de trabalho ou, ainda, como um grande incentivo para o empreendedorismo.

“Que maravilha esse momento! Estamos devolvendo ao mercado de trabalho um grupo de mulheres e homens mais capacitados! Agora, eles podem iniciar o atendimento dos seus clientes, dando início a uma iniciativa de empreendedorismo, começando o próprio negócio ou podem pleitear um espaço no mercado de trabalho. O mais importante é que, através do programa Desenvolve Jequié estamos oportunizando à essas pessoas a chance de mudarem a vida, o nosso maior compromisso é justamente esse!”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.