Projeto itinerante da Prefeitura de Jequié leva atendimentos de Saúde e serviços sociais aos moradores do distrito do Baixão

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, executou nesta sexta-feira, 19, mais uma edição do projeto itinerante Saúde e Social na Comunidade, que desta vez contemplou os moradores do distrito do Baixão. Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; e as equipes de atendimento do projeto.

A ação, que já foi levada a diversos bairros, distritos e povoados, agiliza o acesso dos moradores dessas localidades aos serviços de saúde e de assistência social, principalmente nas áreas rurais onde a distância geográfica impede, muitas vezes, que a população se desloque com mais facilidade até uma unidade de atendimento. Contando com o suporte da Unidade Básica de Saúde Doutor Danilo Sobreira, foram ofertados atendimentos com clínico-geral, odontologista, ortopedista, exames preventivos, atualização do calendário vacinal, atendimentos de Enfermagem, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a dispensação dos medicamentos após prescrição médica. Também foram levados aos moradores, os serviços de atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), além de informações o cadastro do ID Jovem e as orientações sobre o atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e sobre o Núcleo de Atendimento às Mulheres (NAM).

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana, o projeto vem contemplando os moradores, ampliando os atendimentos públicos, visando o bem-estar e a saúde da população.

“Esse projeto itinerante é uma ferramenta importante para auxiliar ainda mais as pessoas, principalmente as comunidades mais distantes da sede do município. Além de levar os serviços de assistência social e de saúde para locais de difícil acesso, atendendo as demandas específicas da população de cada localidade, a iniciativa pode contribuir para a redução das desigualdades sociais e para a promoção da cidadania e da qualidade de vida. Os serviços oferecidos incluem atendimento socioassistenciais, orientação e encaminhamento para acesso aos programas sociais, ou seja, é uma grande oportunidade para os moradores.”, destacou a secretária de secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.